Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18917
Título: Avaliação da situação dos egressos da licenciatura em computação da UEPB campus VII: perspectiva de mercado, qualidade da formação e opinião sobre a mudança do curso
Autor(es): Ferreira, Francieudo de Lucena
Palavras-chave: Egressos de Computação
Licenciatura em Computação
Computação em Patos
Data do documento: 3-Ago-2017
Resumo: O presente artigo objetivou avaliar a situação atual dos egressos da Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII na cidade de Patos por parte dos mesmos, sua perspectiva de mercado, qualidade da formação e opinião acerca da mudança da modalidade do curso para Bacharelado em Ciência da Computação no contexto do Campus. Este trabalho foi realizado com base em pesquisa bibliográfica, além de uma pesquisa de campo, onde foi aplicado um questionário aos egressos. As informações resultantes da pesquisa de campo mostraram que: i) não havia muita perspectiva de mercado para o profissional licenciado em computação antes de seu ingresso no curso, ii) a ausência de uma disciplina obrigatória de TI nas escolas diminui a perspectiva de mercado e conduz o licenciado a buscar pós-graduação para aumentar seu conhecimento e oportunidades de trabalho, iii) a quantidade de disciplinas voltadas para a área pedagógica durante o curso limitou a formação específica em TI e gerando a necessidade de formação complementar. Constatou-se ainda que apenas uma pequena parcela dos egressos encontra-se desempregada validando a hipótese de não ter havido durante a mudança do curso uma análise de tal necessidade. Como alternativa a extinção da licenciatura sugere-se a coexistência das duas modalidades, de modo que o discente pudesse cursar o bacharelado com a possibilidade de cursar as disciplinas referentes à parte pedagógica. Isto ampliaria as possibilidades de trabalho para os profissionais e potencializaria o uso da Informática no processo ensino-aprendizagem em suas diversas vertentes.
Descrição: FERREIRA, F. L. Avaliação da situação dos egressos da licenciatura em computação da UEPB campus VII: perspectiva de mercado, qualidade da formação e opinião sobre a mudança do curso. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18917
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francieudo de Lucena Ferreira.pdf6.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.