Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18918
Título: Uma análise exploratória sobre o perfil de alunos ingressantes no curso de Ciência da Computação da UEPB
Autor(es): Sousa, Jacicleide Rodrigues de
Palavras-chave: Perfil Acadêmico
Desempenho Acadêmico
Ensino Superior
Curso de Computação
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo estudar o perfil do discente ingressante no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UEPB, no Campus VII, apoiando-se na análise de fatores acadêmicos e motivacionais que impactem o rendimento acadêmico destes alunos em disciplinas introdutórias. Partindo dessa premissa, foi desenvolvido um estudo piloto visando à análise inicial de diferentes variáveis e a relação destas variáveis com o perfil acadêmico dos estudantes ingressantes matriculados na disciplina de Matemática Discreta. Nesse contexto, foram identificadas algumas associações que se relacionam com a reprovação e a evasão de alunos ingressantes no curso. De acordo com os dados obtidos, os alunos ingressantes analisados são solteiros, na faixa etária entre 15 e 20 anos, sem filhos, que trabalham, que residem em cidades vizinhas, que possuem experiência computacional intermediária e que são em sua maioria homens; que a maioria foi motivada à escolher o curso de Computação pela sua orientação vocacional e identificação com a área tecnológica. Além disso, a maioria também considerou que o método e o hábito de estudo se da por meio de computadores, tablets e/ou smatphones, e mais, a maioria prefere estudar sozinha e revisam o conteúdo disposto em sala de aula por meio de vídeo aulas. Também notou-se que a maioria dos alunos consideram que a melhor forma de fixação do conteúdo visto em sala de aula é por meio de exercícios propostos e resolvidos em sala de aula e, consideram também em sua maioria que o melhor método de avaliação para verificar o conteúdo apreendido em sala é por meio de provas escritas do tipo objetiva. Por fim, vale salientar que, por se tratar de um estudo piloto, os resultados deste estudo não podem ser generalizados. Desta forma, são necessários diagnósticos futuros e mais abrangentes que analisem mais vertentes e fatores que possam auxiliar a traçar com mais precisão o perfil acadêmico dos alunos de Ciência da Computação da UEPB.
Descrição: SOUSA, J. R. Uma análise exploratória sobre o perfil de alunos ingressantes no curso de Ciência da Computação da UEPB. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18918
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacicleide Rodrigues de Sousa.pdf11.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.