Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18929
Título: A web semântica e suas ontologias: Desenvolvimento de ontologia na ferramenta Protégé
Autor(es): Barboza, Diogo Alves
Palavras-chave: Web Semântica
Ontologias
Tecnologia da Informação
Protégé
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: Os problemas que surgiram com a evolução da web ao longo dos anos, principalmente a quantidade de informações dispersas na rede, fez com os processos de organização e recuperação de informações fossem mais trabalhosos, necessitando assim de novas ferramentas para otimizar a recuperação dessas informações no ambiente web. Os estudos relacionados a web Semântica vêm ganhando importância, visto que ela é uma nova perspectiva no desenvolvimento de tecnologias, e possibilita um aumento na qualidade e relevância das informações recuperadas. Tais estudos habilitam também o desenvolvimento de ferramentas que permitam descrever formalmente essas informações através de dados que podem ser interpretados por homens e máquinas. Neste sentido, esse estudo busca analisar como a web Semântica pode contribuir para a construção de uma web estruturada semanticamente, através da utilização de agentes inteligentes e ontologias semânticas. Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos da web Semântica, suas principais características, bem como o uso de ontologias. Através da utilização da ferramenta Protégé para construção de uma ontologia, foi possível alcançar resultados com este estudo que proporcionam uma visão mais aprofundada sobre web Semântica e como as ontologias podem melhorar a organização das informações de forma semântica, e perceber o enorme potencial que esse campo de pesquisa tem, abrindo um leque de possibilidades futuras de desenvolvimento.
Descrição: BARBOZA, D. A. A web semântica e suas ontologias: Desenvolvimento de ontologia na ferramenta Protégé. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18929
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo Alves Barboza.pdf10.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.