Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18931
Título: Promovendo a acessibilidade de cadeirantes e portadores de dificuldades motoras por meio de uma aplicação WEB
Autor(es): Silva, Alberto Moiseis Santos
Palavras-chave: Aplicação WEB
Acessibilidade
Engenharia de software
Mapeamento
Mobilidade Urbana
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma aplicação web para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção, cuja funcionalidade principal será calcular o menor caminho com acessibilidade entre o ponto de origem e o ponto de destino, previamente indicados pelo usuário. A proposta deste trabalho se justifica pela necessidade de auxiliar as pessoas anteriormente citadas a encontrar o menor caminho com acessibilidade (rampas) em seus deslocamentos nos pontos principais do centro da cidade de Patos – PB. Na primeira etapa deste trabalho foi realizado um estudo sobre os temas envolvendo caminhos acessíveis e algoritmos de menor caminho. Em seguida, utilizou-se processos de engenharia de software para implementação da aplicação, intitulada Patos Acessível, optando-se pelo modelo de desenvolvimento evolucionário com técnicas de prototipação. Na terceira etapa foi realizado um mapeamento em busca dos pontos com acessibilidade, gerando um trajeto acessível, usando como ferramenta à API GoogleMaps. A aplicação está em fase inicial, criada para abranger apenas uma área específica da cidade de Patos, o Centro.
Descrição: SILVA, A. M. S. Promovendo a acessibilidade de cadeirantes e portadores de dificuldades motoras por meio de uma aplicação WEB. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18931
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberto Moiseis Santos Silva.pdf9.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.