Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18932
Título: A importância das tecnologias de informação e comunicação na vida social dos idosos
Autor(es): Guimarães, Herwerton Nóbrega
Palavras-chave: Idosos
Tecnologias de Informação e Comunicação
Inclusão digital
Data do documento: 1-Ago-2017
Resumo: O crescimento da população de terceira idade apresenta-se como um fenômeno mundial, colocando os idosos como um grupo etário emergente. Em paralelo a tais transformações vê- se uma maior difusão das tecnologias de comunicação (TICs). Esses fatos geraram um encontro entre a população de terceira idade e as tantas tecnologias e ferramentas popularizadas em uma geração posterior a deles, despertando assim um relevante interesse entre os idosos quanto à aprendizagem do uso da informática, considerando os benefícios que ela pode trazer às suas vidas. O presente estudo tem como objetivo primordial identificar a importância e o impacto das TICs na vida social do idoso. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo adotando uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados obtidos mostram que, 70,5% dos idosos entrevistados possuem conhecimento de informática, em diferentes níveis. Avassaladora maioria, 83% usam como ferramenta tecnológica o celular, os modernos smartphones. Quanto aos fins da utilização destes aparelhos 50% dizem utilizar a rede social Facebook regulamente e utilizar as TICs para fazerem as mais diversas pesquisas na internet. A grande maioria indicou que a idade não interfere na aprendizagem e no manuseio das tecnologias. As dificuldades por eles apresentados foram: Não conhecer algumas das funções dos celulares, do teclado com relação aos computadores de mesa. 66,6% dos entrevistados quando perguntados se acham que possuem domínio sobre as TICs, responderam que sim, mas, no entanto, buscam ainda melhor aperfeiçoamento. A maioria afirmou buscar esse aperfeiçoamento com o auxílio de uma outra pessoa, muitas vezes algum familiar. Conclui-se mostrando que, é de suma importância pensar e planejar novos métodos de inclusão dos idosos neste novo contato informatizado, reduzindo a sensação de exclusão digital.
Descrição: GUIMARÃES, H. N. A importância das tecnologias de informação e comunicação na vida social dos idosos. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18932
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herwerton Nóbrega Guimarães.pdf9.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.