Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18938
Título: Investigando o perfil de alunos evadidos em uma disciplina introdutória do curso de Ciência da Computação da UEPB
Autor(es): Camboim, Simone Pereira
Palavras-chave: Evasão
Ciência da Computação
Matemática Discreta
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: A evasão é um problema que atinge instituições de todo o mundo, desde o ensino fundamental até o superior. Este problema é uma preocupação para as entidades governamentais, universidades, escolas e asociedade em geral, por provocar grandes perdas financeiras e sociais. A evasão de alunos em cursos superiores, no Brasil, é um tópico que vem sendo bastante discutido nos últimos anos. Portanto, esse estudo pretendeu estudar quais fatores que podem exercer influência na desistência ou não de alunos do curso de ciência da computação do campus VII, da UEPB, ao ingressar na universidade. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico a fim de buscar, em outros estudos semelhantes, fatores que serviram de embasamento para o estudo de caso proposto. No estudo piloto realizado, participaram alunos de uma disciplina inicial do curso, que envolvia conceitos e aplicações matemáticas aplicados à computação, denominada matemática discreta. Para obtenção dos resultados foram realizadas três etapas, sendo a primeira realizada durante o início da disciplina, para definir o perfil geral dos alunos; a segunda, em meados do semestre, para identificar o desempenho e motivação dos alunos; e, em uma terceira e última etapa, foi realizada a análise descritiva dos dados coletados. Sendo assim, foi possível observar que os alunos da disciplina de matemática discreta são, em sua maioria,alunos do período diurno e que já ingressaram no mercado de trabalho.Foi possível concluir que, apesar do perfil geral apontar para uma maioridade de alunos no período diurno, foram os alunos do período noturno os que mais evadiram a disciplina. Alguns outros fatores foram apontados como possível influência para o abandono da disciplina, tais como: a cidade em que o aluno reside não ser a mesma em que o campus da universidade se encontra, conciliação entre trabalho e estudo, motivação, tanto com a disciplina, quanto com o curso e frequência do aluno em sala de aula e consulta aos monitores.
Descrição: CAMBOIM, S. P. Investigando o perfil de alunos evadidos em uma disciplina introdutória do curso de Ciência da Computação da UEPB. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18938
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Pereira Camboim.pdf10.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.