Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18942
Título: Laboratórios do PROINFO como recurso para o uso pedagógico da informática nas escolas estaduais da 7ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba
Autor(es): Jó, Leocácio Rodriguês
Palavras-chave: Informática na Educação
Políticas de Inclusão Digital.
PROINFO
Laboratórios de Informática
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no Brasil nas últimas décadas, trouxe consigo a necessidade de criação de Políticas de Inclusão Digital, principalmente voltadas à educação. Um dos resultados da implementação destas políticas foi a criação do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) que visa promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Neste contexto, este trabalho se propôs a verificar se as escolas públicas da 7ª Gerencia Regional de Ensino do estado da Paraíba utilizam-se efetivamente do Laboratório de Informática do PROINFO no apoio ao uso pedagógico da Informática na educação. Para esse estudo, inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica com o objetivo de avaliar o referencial disponível a respeito do tema. A partir da bibliografia selecionada elaborou-se questionário para a coleta de dados e posterior análise por meio de métodos quantitativo e qualitativo. O resultado da análise de dados apontou que a maioria das escolas investigadas contam com Laboratórios de Informática, mas apenas pouco mais da metade dos computadores existentes está em condições de uso. Merece destaque importante o fato de que o ensino de informática está presente no Projeto Político Pedagógico das escolas. Verificou-se ainda que a maioria dos professores participaram de capacitação para agregar a informática em suas práticas pedagógicas, mas nem todos levam seus estudantes para o laboratório. Evidencia-se que os recursos de informática da escola não estão eficientemente sendo utilizados para apoiar pedagogicamente o processo de ensino e aprendizagem e incentivar a inclusão digital tão importante atualmente.
Descrição: JÓ, L. R. Laboratórios do PROINFO como recurso para o uso pedagógico da informática nas escolas estaduais da 7ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18942
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leocácio Rodriguês Jó.pdf9.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.