Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1894
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Kátia Anne Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T13:07:59Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T13:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
dc.identifier.other | CDD – 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1894 | - |
dc.description | Silva, K. A. B. da. O papel do professor no desenvolvimento da identidade e da autonomia na educação infantil. 2012. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O professor da educação infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva discorrer sobre o desenvolvimento desta identidade e autonomia no espaço escolar, buscando identificar o papel que o professor exerce na educação das crianças. Reflete-se, ainda sobre a construção da identidade e autonomia da criança é algo relevante para todos que atuam na área de educação infantil. Para tanto, o estudo propõe está fundamentado em autores como, La Taille (1992), Freire (1996), Assmann (1998), Caldas (2008), Maia (2008), Minayo (1994), Souza (2009), e também nos documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDBEN (1996) e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil-RECNEI (1998). O fato de esse tema ser recente e carecer de diálogo mais amplo, conforme apontam os autores supracitados, justificamos, pois, a relevância deste trabalho. A partir da concepção metodológica de pesquisa qualitativa, desenvolvemos este artigo pautados na análise dos dados. Os procedimentos e instrumentos utilizados para a coleta de dados deram-se por meio da observação participante, registro no diário de campo e aplicação de um questionário. Os sujeitos pesquisados são duas profissionais, a professora e a orientadora pedagógica, de uma creche pública da rede municipal de ensino de Campina Grande – PB. Diante dos resultados obtidos com a análise dos dados, verificamos que o papel do professor para o desenvolvimento da identidade e da autonomia é de fundamental importância e que é possível favorecer ao desenvolvimento da Identidade e da Autonomia da criança, através de um ambiente democrático, constituído por relações de cooperação e de respeito mútuo, possibilitado pelas trocas sociais. Nesse sentido, mais do que um espaço destinado à aprendizagem de conteúdos, a creche tem a função de contribuir com a construção da identidade e autonomia infantil, da forma mais significativa possível. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Lourdes Cirne Diniz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação - Identidade e Autonomia | pt_BR |
dc.title | O papel do professor no desenvolvimento da identidade e da autonomia na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kátia Anne Bezerra da Silva.pdf | Kátia Anne Bezerra da Silva | 713.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.