Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18959
Título: Comunicação digital na plataforma Facebook: uma análise comparativa em instituições religiosas na cidade de Catolé do Rocha
Autor(es): Oliveira, Régio Saldanha de
Palavras-chave: Marketing Digital
Marketing Religioso
Igrejas Cristãs
Facebook
Data do documento: 30-Nov-2017
Resumo: A plataforma digital Facebook tem sido muito utilizada pelas instituições religiosas para a aplicação do marketing religioso. Em vista disso, essa pesquisa foi orientada por analisar de forma comparativa a comunicação de igrejas cristãs com os seus públicos através do marketing digital. A presente pesquisa está fundamentada em um levantamento bibliográfico de teorias que norteiam os conhecimentos sobre marketing digital e religioso, mídias sociais e a inserção nas igrejas no ambiente digital. Este estudo fez uso de uma abordagem qualitativa para analisar de forma comparativa a atuação de duas instituições religiosas, sendo uma católica e outra protestante em sua Fanpages da plataforma Facebook. Considerou-se também como foco de análise a interação entre as pessoas e as instituições no ambiente virtual. As mensagens e emojions foram analisadas a partir da perspectiva da semiótica e pode-se concluir que ambas as igrejas fazem uso de conteúdos bíblicos como forma de atrair seus públicos, entretanto a diferença está no fato de que a igreja protestante mantém sua mensagem persuasiva nos resultados que o individuo pode receber ao manter-se fiel nas relações com o divino, diferente da católica que no conteúdo de suas mensagens fazem inferir que a benção (o produto) é um caminho que exige perseverança e algumas vezes implicam em prova. Ademais, com base no número de reações das postagens, notou-se que a persuasão embasada na idéia de “resultados” é mais atrativa do que aquelas na qual ficam evidenciados condições como perseverança e prova.
Descrição: OLIVEIRA, R. S. Comunicação digital na plataforma Facebook: uma análise comparativa em instituições religiosas na cidade de Catolé do Rocha. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18959
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Régio Saldanha de Oliveira.pdf7.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.