Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rubeny | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T13:08:17Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T13:08:17Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1895 | - |
dc.description | Silva, R. Psicomotricidade e as práticas lúdicas na educação infantil. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a importância de obter conhecimentos sobre o brincar na infância pesquisamos sobre a Psicomotricidade e as práticas lúdicas na Educação Infantil. Partindo deste pressuposto, o presente tem por objetivo, analisar o desenvolvimento psicomotor por meio das atividades lúdicas e, a importância dos brinquedos e das brincadeiras no desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, apresentaremos aqui as informações obtidas através de fundamentações teóricas e pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados foram um dos nossos registros de observação participante e um questionário constituído com dez perguntas abertas. Para me referir a alguns conceitos básicos e para fundamentar teoricamente a análise, recorri a Agostinho, Angotti, Arruda, Brandão, Brasil, Brougère, Dantas, Ferreira, José, Kishimoto, Machado, Maluf, Mota, Nunes, Oliveira e Silveira. Observamos e analisamos que as práticas lúdicas na educação infantil em nosso campo de pesquisa estão em parte um pouco afastadas das práticas pedagógicas observadas em sala de aula. E na Educação Infantil é de primordial importância levar em consideração as atividades lúdicas, pois é a partir destas que a criança se desenvolve em todos os seus aspectos físicos, motor, social e afetivo. Para tanto, o professor precisa não apenas proporcionar meios e situações que propiciem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, mas este precisa conhecê-los melhor para intervir de acordo com as necessidades da criança, proporcionando uma aprendizagem lúdica e prazerosa, na qual elas possam aprender a partir do brincar. Podemos afirmar que as atividades lúdicas garantem a criança à liberdade, a criatividade, a imaginação. Além de proporcionar a interação do grupo e trabalhar o corpo e os mais diversos movimentos, que garantem a criança um desenvolvimento integral e saudável para toda a vida. Portanto a psicomotricidade atrelada às práticas lúdicas favorecem a criança permitindo-a agir, criar, inventar, reinventar, imaginar, fantasias enfim sentir-se um sujeito participativo e participante no meio ao qual vive. Para tanto, cabe ao professor um fazer pedagógico que apoia a criança em suas necessidades de desenvolvimento e de aprendizagem, partindo de práticas lúdicas que lhe favoreçam uma aprendizagem significativa, sem perder de vista a ludicidade do mundo infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Álvaro Luis Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas lúdicas | pt_BR |
dc.title | Psicomotricidade e as práticas lúdicas na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rubeny Silva.pdf | Rubeny Silva | 1.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.