Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18960
Título: A avaliação de desempenho como ferramenta de apoio à gestão de pessoas
Autor(es): Figueirêdo, Yanara de Medeiros Vanderlei
Palavras-chave: Organização de Pessoal
Colaborador
Desempenho Profissional
Gestão de Pessoas
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: Este artigo discorre sobre a Avaliação de Desempenho com uma ferramenta de grande importância no que tange ao desenvolvimento dos colaboradores na sua atuação profissional e, assim melhorar os resultados almejados pelas organizações. Foi feito um levantamento bibliográfico acerca de gestão de pessoas, conceitos e definições do que seja avaliação de desempenho e quais os seus tipos e suas aplicações. Definição e tipos de Avaliação de Desempenho, além de mostrar as vantagens e desvantagens dessa ferramenta tão importante. Este trabalho teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória com base em bibliografias através da sistematização de materiais, que contém informações já elaboradas e publicadas em livros periódicos, jornais, revistas, teses, entre outros. A partir das informações do referencial teórico foi possível verificar que os objetivos geral e específicos, onde o objetivo geral foi analisar a avalição de desempenho no que tange ao desenvolvimento do colaborador e a sustentabilidade da empresa. E, para alcançar o objetivo geral, verificar a eficácia da Avalição de Desempenho como ferramenta avaliativa do desempenho do colaborador e, por conseguinte da empresa. Definiu-se os seguintes objetivos específicos como fazer um apanhado teórico que fundamente o que seja avaliação de desempenho; identificar como a gestão de pessoas pode interferir na Avaliação de Desempenho; apontar os tipos de Avaliação de Desempenho; mostrar as vantagens e desvantagens da Avaliação de Desempenho.E, certificar-se que a Avaliação de Desempenho proporciona retornos tangíveis a partir de conteúdos intangíveis, os quais foram alcançados, ressaltando que é preciso que se conheça bem a conjuntura da organização para aplicar a avaliação de desempenho. Assim, conclui-se que a Avaliação de Desempenho tem muito a contribuir com o desenvolviento no âmbito individual e coletivo das empresas,melhor desenvolvendo seu pessoal no que cerne ao seu lado profissional no que resulta numa melhor performance da organização.
Descrição: FIGUEIRÊDO, Y. M. V. A avaliação de desempenho como ferramenta de apoio à gestão de pessoas. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18960
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yanara de Medeiros Vanderlei Figueirêdo.pdf5.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.