Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18963
Título: Comunicação interna no serviço militar: um estudo de caso no 3° Batalhão de Polícia Militar da Paraíba
Autor(es): Daniel, Paulo Rik Lira
Palavras-chave: Comunicação Interna
Polícia Militar
Missão da Polícia Militar
Data do documento: 2017
Resumo: A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para as organizações manterem um diálogo permanente entre seus colaboradores na perspectiva de favorecer a disseminação das metas, da missão, da visão, e dos valores da organização, favorecendo uma interação entre estes que possibilitam uma atuação alinhada com as estratégias organizacionais. O presente trabalho tem como objetivo analisar os processos de comunicação interna do Terceiro Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, identificando os elementos que o compõem e a integração entre os setores administrativos. Para o alcance dos objetivos, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, tendo por base um questionário de Medeiros (2006) que viabilizou o levantamento de dados no tocante ao perfil dos policiais, a sinergia entre eles e a dinâmica dos setores administrativos a fim de explorar e descrever o processo de comunicação interna desenvolvido na unidade policial. Concluiu-se que processos de comunicação são fundamentais para a comunicação entre os membros da unidade policial, pois proporcionam a integração das seções de serviço e norteiam as ações dos membros da organização para o alcance dos objetivos e metas estabelecidos. Porém, existem ainda paradigmas a serem quebrados como uma melhor interação entre gestores e colaboradores para que o 3° BPM/PB desempenhe sua missão institucional com eficiência e eficácia.
Descrição: DANIEL, P. R. L. Comunicação interna no serviço militar: um estudo de caso no 3° Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18963
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Rik Lira Daniel.pdf16.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.