Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18964
Título: Desafios enfrentados por egressos do curso de Administração para a inserção no mercado de trabalho
Autor(es): Medeiros, Jean Felipe dos Santos
Palavras-chave: Administradores
Mercado de Trabalho
Perfil do Administrador
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar os desafios enfrentados por egressos do curso de Administração para a inserção no mercado de trabalho da cidade de Patos - PB. Para realização da pesquisa, foram abordados quarenta e cinco egressos do curso de Administração, trinta e quatro egressos de uma instituição de ensino pública presencial e onze egressos de uma instituição particular semipresencial. Os egressos foram selecionados com base no semestre de conclusão do curso. Como métodos de pesquisa científica, foram utilizadas a pesquisa descritiva quanto aos seus fins, levantamento estruturado quanto aos seus meios e quantitativa quanto à abordagem. Para tratamento e análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e para fins de interpretação dos dados, foram adotadas as variáveis qualitativas de escala ordinal para os dados que exigem ordenação de categorias, e de escala nominal, para as categorias que não exigem ordenação. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário de múltiplas escolhas com os profissionais, contendo 22 (vinte e duas) questões referentes a grade curricular do curso, atuação profissional, experiências trabalhistas durante a graduação e a trajetória no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Como resultado obteve-se que as principais dificuldades encontradas pelos egressos das duas modalidades para a sua inserção no mercado de trabalho foram a falta de vagas nas áreas procuradas, a competitividade do mercado e a falta de experiência profissional. Foi visto que os egressos que menos encontraram dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho cursaram a graduação na modalidade semipresencial. Contudo, foi possível concluir que não existem muitas diferenças entre os desafios enfrentados por egressos do curso de Administração das modalidades de ensino pesquisadas. As diferenças encontradas entre os egressos das duas modalidades quanto aos desafios para a inserção no mercado de trabalho, se deu mais em relação ao perfil dos alunos de cada modalidade de ensino, que mesmo devido as características das modalidades estudadas.
Descrição: MEDEIROS, J. F. S. Desafios enfrentados por egressos do curso de Administração para a inserção no mercado de trabalho. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18964
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Felipe dos Santos Medeiros.pdf14.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.