Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18965
Título: Um estudo comparativo entre MySQL e MongoDB para armazenamento de dados provenientes de sensores
Autor(es): Ferreira Junior, Elias
Palavras-chave: Banco de dados
MySQL
MongoDB
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: O mundo vivencia uma constante evolução tecnológica, como atualmente existe uma grande variedade de dispositivos que estão sempre conectados, aplicações baseadas na Internet das Coisas, as quais muitas delas utilizam sensores. Estes dispositivos geram uma grande quantidade de dados, o que implica em problemas que impactam negativamente tanto o desempenho das redes quanto o armazenamento dos dados. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma comparação entre o MySql representando os bancos relacionais e o MongoDB representando os não relacionais, para identificar em qual dos bancos é mais viável armazenar os dados gerados por esses sensores. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação em Java para simular os dados, com os dados produzidos foram comparados os espaços necessários para armazena-los, bem como verificado o tempo de recuperação dos mesmos. Diante da temática do trabalho, observou-se que o MongoDB obteve um desempenho mais favorável a aplicações dessa natureza.
Descrição: FERREIRA JUNIOR, E. Um estudo comparativo entre MySQL e MongoDB para armazenamento de dados provenientes de sensores. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18965
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elias Ferreira Júnior.pdf4.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.