Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho, Maricelia Miguel de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T13:08:38Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T13:08:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1896 | - |
dc.description | Marinho, M. M. de A. Juvenilização da EJA: percursos e perspectivas dos jovens da Escola Padre Ibiapina. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como foco central a discussão sobre o processo de juvenilização da EJA, considerando que esse tem sido um aspecto marcante nessa modalidade educativa a partir da década de 1990. O lócus da pesquisa foi a Escola Padre Ibiapina da cidade de Soledade/PB e os sujeitos foram os jovens estudantes de EJA do Ensino Fundamental da referida Escola. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: refletir sobre o processo de juvenilização da EJA; compreender os motivos que impulsionam os jovens a buscarem a EJA e identificar que perspectivas têm esses jovens ao retornarem a Escola. A partir da temática central do trabalho buscou-se dialogar com alguns autores que discutem sobre a EJA, como: Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, Jane Paiva, Leôncio Soares, entre outros, e, com autores que estudam a temática juventude, como Paulo Carrano, Marília Sposito, Juarez Dayrell, entre outros. Desse modo, o trabalho aborda uma breve retrospectiva histórica da EJA, culminando com o processo de juvenilização dessa modalidade educativa na década de 1990, bem como, uma reflexão sobre a complexidade que envolve a categoria juventude. A partir desses aspectos são apresentados os dados empíricos da pesquisa e uma análise sobre os mesmos. A pesquisa apontou para a compreensão de que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia desses jovens, estes, ainda vislumbram a possibilidade de através da continuidade dos estudos, ingressarem no mercado de trabalho, e consequentemente melhorem de vida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elizabete Carlos do Vale | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Juvenilização | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Juvenilização da EJA: percursos e perspectivas dos jovens da Escola Padre Ibiapina | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maricelia Miguel de Araújo Marinho.pdf | Maricelia Miguel de Araújo Marinho | 704.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.