Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18977
Título: Desenvolvimento econômico: um estudo da bacia hidrográfica do açude engenheiro arcoverde
Autor(es): Sousa Neto, Expedito Felipe de
Palavras-chave: Gestão de Águas
Gestão de Recursos Hídricos
DNOCS
Data do documento: 5-Ago-2017
Resumo: O açude Engenheiro Arcoverde tem suas águas advindas da bacia hidrográfica Médio Piranhas, cujos recursos hídricos são geridos pelo DNOCS, visando atender a demanda das cidades de Condado/PB e Malta/PB. O referido trabalho tem como problemática: “ De que forma a bacia hidrográfica do açude Engenheiro Arcoverde repercute no desenvolvimento econômico? ” Para discussão da problemática foi traçado como objetivo geral o de avaliar o desenvolvimento econômico influenciado pelo estudo da bacia hidrográfica do açude Engenheiro Arcoverde. O procedimento metodológico de coleta de dados escolhido foi o questionário e uma entrevista semiestruturada ao chefe do DNOCS da cidade, cujas análises foram feitas a partir de gráficos, tabelas e por meio da análise de discurso. Os resultados demonstraram que os pescadores e produtores do açude não possuem uma renda suficiente para suprir as necessidades da família, mas que consideram que a atividade pesqueira e o plantio de culturas são importantes na geração de emprego e renda. No tocante a gestão hídrica realizada pelo DNOCS, o entrevistado relata existir uma relação de confiança e diálogo com os pescadores e produtores, por outro lado, o órgão apresenta alguns problemas relacionados ao sistema de irrigação e na burocracia com os órgãos de fiscalização ambiental. Conclui-se, portanto, que a bacia hidrográfica estudada exerce influência sobre o desenvolvimento econômico da cidade de Condado/PB.
Descrição: SOUSA NETO, E. F. Desenvolvimento econômico: um estudo da bacia hidrográfica do açude engenheiro arcoverde. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18977
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Expedito Felipe de Sousa Neto.pdf10.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.