Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Raposo, Sammara Cristina Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T13:08:59Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T13:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1897 | - |
dc.description | Raposo. S. C. S. A representação da criança negra nas histórias em quadrinhos: possibilidades educativas a partir da lei 10.639/03. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, discuti sobre personagens negros nas histórias em quadrinhos, tendo como foco de análise os anos iniciais. Nosso objetivo geral é abordar sobre a representação da criança negra nas histórias em quadrinhos, no sentido de compreender como nessas historias essas imagens são vinculadas. Enfatizamos que a maneira como nos quadrinhos os negros são visibilizados, pode colaborar muitas vezes para construção de visões preconceituosas sobre os mesmos e repercutir entre os escolares de maneira negativa. Deste modo, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionários junto a educandos do 5° ano e análise nos quadrinhos da turma da Mônica e do Sesinho, para a partir deles identificar como os negros são identificados e como é possível na sala de aula trabalhar com a temática do preconceito e das questões que envolvem a etnicidade. Considerando as respostas obtidas nos questionários dos educandos, percebesse que o entrelaçamento dessa ferramenta pedagógica a questões étnico-raciais e de preconceito, podem vir a contribuir para uma autoafirmação das crianças negras ao serem apresentadas a outra percepção de representação dos personagens negros, gerando também identidades, a aceitação do diferente e a ideia de igualdade a partir dessa aceitação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araujo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Método de Ensino | pt_BR |
dc.title | A representação da criança negra nas histórias em quadrinhos: possibilidades educativas a partir da lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sammara Cristina Sousa Raposo.pdf | Sammara Cristina Sousa Raposo | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.