Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRaposo, Sammara Cristina Sousa-
dc.date.accessioned2013-09-18T13:08:59Z-
dc.date.available2013-09-18T13:08:59Z-
dc.date.issued2013-09-18-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1897-
dc.descriptionRaposo. S. C. S. A representação da criança negra nas histórias em quadrinhos: possibilidades educativas a partir da lei 10.639/03. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, discuti sobre personagens negros nas histórias em quadrinhos, tendo como foco de análise os anos iniciais. Nosso objetivo geral é abordar sobre a representação da criança negra nas histórias em quadrinhos, no sentido de compreender como nessas historias essas imagens são vinculadas. Enfatizamos que a maneira como nos quadrinhos os negros são visibilizados, pode colaborar muitas vezes para construção de visões preconceituosas sobre os mesmos e repercutir entre os escolares de maneira negativa. Deste modo, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionários junto a educandos do 5° ano e análise nos quadrinhos da turma da Mônica e do Sesinho, para a partir deles identificar como os negros são identificados e como é possível na sala de aula trabalhar com a temática do preconceito e das questões que envolvem a etnicidade. Considerando as respostas obtidas nos questionários dos educandos, percebesse que o entrelaçamento dessa ferramenta pedagógica a questões étnico-raciais e de preconceito, podem vir a contribuir para uma autoafirmação das crianças negras ao serem apresentadas a outra percepção de representação dos personagens negros, gerando também identidades, a aceitação do diferente e a ideia de igualdade a partir dessa aceitação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araujopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectMétodo de Ensinopt_BR
dc.titleA representação da criança negra nas histórias em quadrinhos: possibilidades educativas a partir da lei 10.639/03pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sammara Cristina Sousa Raposo.pdfSammara Cristina Sousa Raposo1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.