Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18995
Título: Estado de bem-estar social: uma avaliação da política pública referente ao programa bolsa família na cidade de Tuparetama/PE
Autor(es): Silva, Aldenice Angelo Ferreira da
Palavras-chave: Políticas públicas
Distribuição de renda
Programa social
Bolsa Família
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: As políticas públicas constituem-se como uma importante ferramenta que o estado utiliza para enfrentamento de problemas de ordem pública. A avaliação de tais políticas possibilita a percepção dos impactos e a importância de sua aplicação para a geração de benefícios sociais. O interesse pela pesquisa partiu de uma experiência de trabalho da pesquisadora atuando como entrevistadora do Programa Bolsa Família na cidade de Tuparetama/PE. Deste modo, o presente estudo busca avaliar se: A Política Pública Bolsa Família consegue gerar melhorias na qualidade vida dos beneficiários da cidade de Tuparetama/PE a ponto de alcançar o estado de bem-estar social? Para tanto foi analisado o ponto de vista dos beneficiários, da coordenadora do programa no município e dos comerciantes do ramo de supermercados. Para isso, a análise de resultados foi dividida em quatro perspectivas: influências do PBF na área de saúde; influências do PBF na área de educação; influências do PBF na segurança alimentar das famílias; e influências econômicas e sociais do PBF. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa do tipo descritiva, envolve a investigação a partir de documentos, cujos dados foram coletados a partir de uma entrevista com a coordenadora do programa e dois questionários, um aplicado com os beneficiários e outro aplicado com os comerciantes do ramo de supermercados. Os dados demonstram que houve avanços do programa quanto à promoção do estado de bem-estar social e impactos socioeconômicos significativos quanto a redução da extrema pobreza e distribuição de renda no município. Contudo, espera-se que a política continue alcançando as famílias que dela precisarem e que a partir dessa política, as famílias tenham acesso a uma melhor qualidade de vida e a direitos essenciais para o exercício da cidadania.
Descrição: SILVA, A. A. F. O estado de bem-estar social: uma avaliação da política pública referente ao programa bolsa família na cidade de Tuparetama/PE. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18995
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldenice Angelo Ferreira da Silva.pdf21.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.