Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Arruda, Flávia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T11:57:43Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T11:57:43Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-16 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18996 | - |
dc.description | ARRUDA, F. P. Educação ambiental: uma prática cidadã. 2010. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a educação ambiental é uma importante ferramenta para a formação de uma consciência ecológica crítica, a qual se mostra indispensável para o alcance de uma permanente proteção do meio ambiente natural. A educação para o meio ambiental numa visão holística proporciona uma conectividade centrada na consciência ambiental, sendo a escola um ambiente favorável para se trabalhar conteúdos e metodologias adequadas a esse propósito. A inserção da educação ambiental nas escolas deve ser feita de forma contínua, deve ser proposta de uma forma que propicie aos alunos e professores, repensarem seu lugar no mundo, e as suas relações com o ambiente e com os outros seres vivos. Apoiado em importantes teóricos e pesquisadores nos estudos de educação ambiental, como Genebaldo Dias, Celso Marcatto, Marcos Reigota, BRASIL. Este trabalho pretende oferecer elementos para compreender a Educação Ambiental, principalmente no que tange ao ensino que vise à conscientização através de uma pratica pedagógica que busque a verdadeira cidadania. É importante destacar a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, não só de ensino fundamental, mas também no médio e superior. Não só no sentido de haver uma cadeira específica para tal, mas entrelaçada em todas as demais disciplinas. A principal tarefa da Educação Ambiental é o desenvolvimento do Senso Crítico, pois assim estará sendo dada a chance da população em geral a dizerem não aos capitalistas empresarias que só querem lucrar, sem se preocuparem com o ambiente, com as demais culturas e com futuros problemas sociais decorrentes da falta de sustentabilidade do planeta. Visto ser o objetivo maior da EA conscientizar as pessoas sobre o drama dos problemas ambientais que clamam por soluções imediatas; desta forma é salutar prover o conhecimento abrangente a comunidade educacional, visto ser este um espaço de promoção do conhecimento e de conscientização. Para que estes se tornem agentes ativos e lutadores por seus direitos. Portanto, este trabalho monográfico através de um estudo bibliográfico levanta a importância da consciência e do senso crítico relacionado a pratica da educação ambiental tanto no contexto informal da educação como do formal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: uma prática cidadã | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flávia Pereira Arruda.pdf | 11.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.