Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa Neto, Odilon Lúcio de Sousa-
dc.date.accessioned2019-03-26T12:02:33Z-
dc.date.available2019-03-26T12:02:33Z-
dc.date.issued2010-12-16-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18998-
dc.descriptionSOUSA NETO, O. L. Construção e abordagem de estruturas orgânicas a partir de materiais alternativos para o ensino de química. 2010. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise diagnóstica acerca do ensino de Química Orgânica, na construção de estruturas orgânicas, utilizando materiais alternativos em sala de aula, em uma escola da cidade de Malta - PB. Um dos maiores desafios no ensino de Química, na área de estruturas orgânicas, em particular, tanto nas escolas de nível médio e de nível superior, é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e cotidiano dos alunos. É necessário que haja uma contextualização do que é ensinado nas aulas com o seu dia-a-dia, mostrando praticamente o conteúdo visualizado nos livros, para que possa promover uma relação entre teoria e prática. Uma forma de transformar as estruturas moleculares orgânicas em realidade vivenciada é a construção de modelos com a utilização de materiais alternativos, que transformem o ambiente de sala de aula num local de afirmação de teorias, de investigação e, principalmente, em local de aprendizagem. Trata- se, portanto, de avaliar alunos do nível médio no que diz respeito à aprendizagem obtida através da construção de estruturas orgânicas, com materiais alternativos. Com base nos resultados obtidos através de questionário e de observações feitas durante a aula, mostra-se que a construção de estruturas com materiais alternativos é uma ferramenta a mais no ensino de Química promovendo uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ilauro de Souza Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleConstrução e abordagem de estruturas orgânicas a partir de materiais alternativos para o ensino de químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Odilon Lúcio de Sousa Neto.pdf9.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.