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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cruz, Maria Emanuela de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T13:09:32Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T13:09:32Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.890 4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1899 | - |
dc.description | Cruz, M. E. de O. A cultura negra na sala de aula: uma proposta pedagógica em ação. 2012. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe apresentar algumas considerações a cerca das mudanças ocorridas no currículo escolar e na prática docente após a institucionalização da Lei 10.63903 que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileira nas instituições de ensino. Para tanto tomou como recorte um projeto de intervenção realizado com duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB. A pesquisa objetivava investigar a influência de aulas voltadas para o ensino da História e Cultura Afrobrasileira na reformulação de conceitos e na percepção da identidade dos alunos. Os instrumentos norteadores do olhar e que fundamentaram o projeto de intervenção foram obtidos a partir de duas fontes: a pesquisa teórica e a bibliográfica. A pesquisa documental, nos levou a leitura da base legal nacional e internacional voltados para a educação étnico-racial, dentre eles: a Constituição Brasileira de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96); a Lei Federal 10.639/03; a Resolução Nº 1 de 17 de junho de 2004; as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; as Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem Étnico-Racial para a Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de 2008, Regulamentação do Estado da Paraíba (2010) e Resolução do Município de Campina Grande (2010). Dentre os referenciais bibliográficos destacamos: Freire (2002), Machado (2002), Demo (2008), André (2010), Nepomuceno e Assis (2008), Cavalcante (2010), entre outros. A partir dos dados coletados constatamos a importância da inserção dos conteúdos relativos a História e Cultura Afrobrasileira na escola pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seu pertencimento cultural, torná-los conhecedores dos verdadeiros fatos ocorridos na história do Brasil e da grande contribuição dos africanos em nossa história e cultura. Pois, somente assim, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e orgulhosos de seu pertencimento etnicorracial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cristiane Maria Nepomuceno | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A cultura negra na sala de aula: uma proposta pedagógica em ação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Maria Emanuela de Oliveira Cruz.pdf | Maria Emanuela de Oliveira Cruz | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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