Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19002
Título: Fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores idosos de Catolé do Rocha – PB
Autor(es): Sousa, Lucas Gomes de
Palavras-chave: Marketing
Comportamento do Consumidor
Idosos
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: A proporção de idosos na população mundial, como também na brasileira, está aumentando. Diante do acelerado processo de globalização que se passa nos dias de hoje, os idosos, pessoas que têm idade igual ou superior a 60 anos, são negligenciados e marginalizados, por supostamente não acompanharem o ritmo desse processo. Diferente disso, os idosos estão cada vez mais se destacando nesse cenário, devido as mudanças em seus comportamentos de compra. Assim, é de suma importância para as empresas a busca pelo entendimento dos fatores que influenciam o comportamento de compra dos idosos, para poderem segmentar melhor esse mercado, oferecendo-lhes produtos e serviços adequados às suas idades (cronológica e percebida). Neste sentido, a presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: Quais os principais fatores que influenciam idosos de Catolé do Rocha – PB nas suas decisões de compra? Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os principais fatores que influenciam os idosos de Catolé do Rocha – PB nas suas decisões de compra, como também traçar o perfil do consumidor idoso, apontar os tipos de produtos mais consumidos pelos idosos e a sua frequência de demanda, e identificar os principais fatores que influenciam nas suas decisões de compra. Esta monografia decorre de uma pesquisa descritiva, onde foi elaborado um formulário, aplicado com 120 idosos, que afirmaram ainda fazer compras e participar das atividades sociais propostas pelo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente de Catolé do Rocha – PB (CAIC). Os resultados obtidos comprovaram que os consumidores idosos entrevistados são influenciados por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Demonstram ser um grupo tradicionalista, que apresenta costumes semelhantes e antigos hábitos de consumo, e que decidem suas compras de acordo com suas idades cronológicas. Recebem influência de seus baixos índices de escolaridade e renda. Participam de atividades sociais, tais como ir à igreja, peças de teatro, dança e esportes. Gastam a maior parte de suas rendas com alimentação e medicamentos, preferem fazer compras mensais e anuais, e recebem ajuda principalmente dos familiares durante as compras. Avaliam que preço e atendimento são essenciais no ato da compra, que o mau atendimento é o principal fator que os fazem desistir de uma transação. Além disso, a maioria afirmou fazer compras em datas comemorativas, e que não são discriminados no ato da compra.
Descrição: SOUSA, L. G. Fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores idosos de Catolé do Rocha – PB. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19002
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Gomes de Sousa.pdf20.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.