Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19005
Título: Uma reflexão sobre a avaliação da aprendizagem no ensino superior no contexto de sala de aula invertida
Autor(es): Silva, Maria da Guia Torres da
Palavras-chave: Sala de Aula Invertida
Avaliação da Aprendizagem
Ensino Híbrido
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Esta investigação tem como temática a conexão entre tecnologias digitais e processos educativos, os quais envolvem ações de avaliação da aprendizagem. O objetivo principal foi refletir sobre a avaliação da aprendizagem no ensino superior no contexto de sala de aula invertida. Para isto, explorou conceitos da sala de aula invertida como proposta de metodologia ativa do ensino híbrido com base nas ideias de Horn e Staker (2015) e Bergmann e Sams (2016), teceu conceitos de avaliação da aprendizagem com enfoque no ensino superior a partir das premissas de Hoffmann (2014) e Luckesi (2011a,b), entre outros. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza bibliográfica conforme Gil (2008), com abordagem quanti- qualitativa de pesquisa, no qual se analisou 12 trabalhos acadêmicos localizados no repositório online Google Acadêmico. Organizou-se a análise dos trabalhos em quatro categorias, a saber: a) Sala de aula invertida na avaliação e desempenho de estudantes; b) Percepção de estudantes na utilização de metodologias ativas, enfocando sala de aula invertida; c) Experiências de sala de aula invertida e exploração dos recursos digitais e, d) ambiente virtual de aprendizagem articulado à formação e prática docente. Cada categoria apresenta relatos de experiências de sala de aula invertida no processo avaliativo de estudantes no âmbito universitário. Assim, foi possível constatar que refletir sobre a aprendizagem implica também pensar na avaliação, visto que ambas compõem o mesmo processo, que no contexto da cultura digital, abre novas possibilidades e caminhos metodológicos, que cada vez mais sugere o ensino híbrido. Verificou-se, por fim, que a universidade tem o eminente papel de formar sujeitos para universo social e digital com ética, compromisso e responsabilidade.
Descrição: SILVA, M. G. T. Maria da Guia Torres da Silva. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19005
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Guia Torres da Silva.pdf25.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.