Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Denize da Silva Dias-
dc.date.accessioned2013-09-18T13:09:45Z-
dc.date.available2013-09-18T13:09:45Z-
dc.date.issued2013-09-18-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1900-
dc.descriptionCruz, D. da S. D. O berçário como espaço de desenvolvimento infantil. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractAs creches e pré-escolas, como são denominadas legalmente instituições que atendem a crianças de 0 a 5 anos de idade no nosso país (BRASIL, 1996), tem se tornado na contemporaneidade espaços em que os alunos são apenas cuidados quanto a aspectos e/ou necessidades biológicas, como comer, dormir. Sendo deixadas de lado, atividades pedagógicas que incentivam o desenvolvimento infantil e a aprendizagem significativa. A investigação do nosso trabalho se deu no período de Março a Novembro de 2011, durante o estágio supervisionado em Educação Infantil em uma escola pública do município de campina Grande, que oportunizou a construção deste relato de experiência no âmbito da abordagem qualitativa da pesquisa-ação, com o objetivo de analisar práticas pedagógicas desenvolvidas dentro do berçário desta instituição pública na cidade de Campina Grande – PB, com o olhar voltado para o desenvolvimento infantil e para as práticas pedagógicas realizadas no ambiente do berçário. O projeto foi embasado nos estudos dos teóricos Vygotsky (2007) e Piaget (1980); e estudiosos que desenvolvem trabalhos voltados para a área do desenvolvimento infantil e das metodologias e didáticas direcionadas à educação infantil como Goldschmied e Jackson (2006), Callil (2010), Melo, Brandão E Mota (2006). Esperamos que este estudo possa ser um instrumento que oriente um trabalho mais eficiente dentro das instituições por parte dos profissionais que nelas se encontram, que venha a transformar o cotidiano do berçário e possa contribuir com o desenvolvimento de crianças nessa fase da sua escolarização.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBerçariopt_BR
dc.subjectCreche Escolarpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleO berçário como espaço de desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denize da Silva Dias Cruz.pdfDenize da Silva Dias Cruz1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.