Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19012
Título: Clima organizacional: análise da percepção dos colaboradores do Colégio Santa Terezinha, em Campina Grande - PB
Autor(es): Santos, Priscila Erica da Silva
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Cultura organizacional
Clima organizacional
Data do documento: 1-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Diante das frequentes transformações e das novas perspectivas organizacionais, as empresas vêm focando sua atenção no comprometimento, motivação e satisfação dos colaboradores; desenvolvendo ações que contribuam para a melhoria de qualidade de vida no trabalho; e consequentemente do Clima Organizacional. Destarte, este artigo teve como objetivo analisar o Clima Organizacional na percepção dos colaboradores do Colégio Santa Terezinha, em Campina Grande – PB. Para atingir o objetivo pretendido adotou-se um modelo de estudo de caso, seguido de pesquisas descritiva, bibliográfica, de campo, quantitativa e qualitativa. O público-alvo foi composto por um universo de 35 participantes. O instrumento de pesquisa foi um questionário, contendo 31 assertivas. Inicialmente, foi traçado o perfil socioeconômico dos colaboradores, através de dez variáveis; e posteriormente adotou-se um modelo proposto por Coda (apud OLIVEIRA, 1999), composto por 17 variáveis; desta foram escolhidas dez, mensuradas através de vinte assertivas; e por fim, foi elaborada uma questão aberta. Para avaliar os resultados, foi aplicada a Escala Likert, onde os colaboradores responderam a cada questão utilizando uma adaptação de cinco categorias para três, sendo elas: Concordância, Neutralidade e Discordância. Nos resultados verificou-se que houve maioria de concordância em todas elas, podendo considerar que o Clima Organizacional no mencionado Colégio é favorável. No entanto, para que a empresa possa continuar ou melhorar o Clima Organizacional considerado favorável, é preciso que a empresa tenha o compromisso em melhorar a estrutura organizacional e procurar investir nos seus clientes internos, promovendo o reconhecimento do serviço realizado por seus colaboradores e ainda melhorar o processo de comunicação, é importante que se trace um plano de ação capaz de gerar mudanças visto que o bem- estar dos colaboradores refletem em resultados positivos.
Descrição: SANTOS, P. E. da S. Clima organizacional: análise da percepção dos colaboradores do Colégio Santa Terezinha, em Campina Grande - PB. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19012
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Erica da Silva Santos.pdf12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.