Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19020
Título: Análise do tráfego de streaming de mídia pela rede: Um estudo comparativo entre os protocolos TCP, UDP usando o mecanismo TFRC
Autor(es): Gomes, Alan de Morais
Palavras-chave: Tráfego de dados
Protocolo de dados
Streaming
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: O serviço de streaming de mídia é um recurso digital onde, por meio de pacotes de dados trafegados pela camada de transporte, definida a partir do Modelo de Referência OSI (Open System Interconnection), disponibiliza grande quantidade de conteúdo multimídia aos usuários. Esses dados são de arquivos diversos, podendo ser dos tipos de multimídia (áudio e vídeo), geralmente disponibilizados na nuvem, onde vários computadores conectados à internet podem acessá-los. Esses serviços estão cada vez mais populares na internet, chamando a atenção e curiosidade de cada vez mais pessoas, sendo um dos serviços mais populares na rede na atualidade. Contudo, com a grande popularidade desses serviços e a quantidade de acessos diários, a estrutura da camada de transporte do precisou passar por uma série de transformações para que fosse possível dar suporte a tamanho fluxo de informações acumuladas. Atualmente, existe uma alternativa que minimiza a densidade de congestionamento causada por esse fluxo, que é um mecanismo de controle de congestionamento, chamado de TFRC (TCP Friendly Rate Control). Este trabalho visa o comparativo entre dois protocolos usados na camada de transporte, que são TCP (Transmission Control Protocol), UDP (User Datagram Protocol) utilizando o mecanismo de controle de congestionamento o TFRC, analisando cenários onde os protocolos mencionados encontram menos dificuldades no tráfego do fluxo de informações de streaming de mídia percorridos pela camada de transporte. Os resultados deste trabalho demonstram uma relevante melhora no congestionamento do fluxo das informações pela rede por parte do TFRC, onde o mesmo demonstrou desempenho, agilidade e segurança no envio das informações.
Descrição: GOMES, A. M. Análise do tráfego de streaming de mídia pela rede: Um estudo comparativo entre os protocolos TCP, UDP usando o mecanismo TFRC. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19020
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alan de Morais Gomes.pdf11.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.