Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19029
Título: Análise da usabilidade do Kinect no auxílio de reabilitação motora em pacientes
Autor(es): Silva, Camilla Jhoanne de Sousa Alencar Silva
Palavras-chave: Reabilitação motora
Gameterapia
Kinect
Usabilidade
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Devido a necessidade de deixar as sessões de fisioterapia mais divertidas e menos monótonas, sem deixar o tratamento convencional de fora, este trabalho surge para endereçar o uso de softwares no processo de reabilitação motora de pacientes. A literatura aponta que o uso de softwares estimula o próprio paciente, deixando uma sessão mais leve, descontraída e menos monótona, tirando o foco da dor que um possível tratamento tradicional possa acarretar. Partiu-se do pressuposto de que elementos de jogos presentes no Microsoft Kinect em um contexto de reabilitação motora possa encorajar pacientes de lesão medular a realizar sessões satisfatórias. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar a usabilidade do Kinect associado ao jogo Disney Fantasia: Music Evolved no processo de reabilitação motora a pacientes de lesão medular. Para tanto, foi elaborado e aplicado um Survey aos profissionais da área da fisioterapia com intuito de avaliar dimensões base de usabilidade: a utilidade, a satisfação e a facilidade de usar e aprender e, comparar o Kinect em relação aos tratamentos convencionais, com base nos comentários e observações feitas pelos aplicadores em relação à usabilidade, a fim de determinar as vantagens e limitações de cada método. Os resultados apontam que apesar do Kinect ser mais bem avaliado em comparação ao método tradicional, em todas as métricas, apenas em algumas características da métrica satisfação apresentou diferença significativa. O que dá fortes indícios, conforme comentado na literatura, que os elementos de jogos podem gerar maior empatia pelo paciente em tratamentos convencionais tirando o foco da dor em sessões de fisioterapia por ser um recurso agradável de usar e divertido quando comparado ao método tradicional.
Descrição: SILVA, C. J. S. A. Análise da usabilidade do Kinect no auxílio de reabilitação motora em pacientes. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19029
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilla Jhoanne de Sousa Alencar Silva.pdf6.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.