Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19036
Título: Uma breve história da dualidade da luz
Autor(es): Guimarães, Teodósio Carducci Medeiros
Palavras-chave: História da física
Onda-partícula
Luz
Data do documento: 27-Jul-2017
Resumo: Este artigo descreve a breve história da dualidade onda-partícula da luz com o objetivo de fornecer uma ferramenta que permite uma maior compreensão a respeito deste tema do ponto de vista histórico, para professores e estudantes. Através de fontes bibliográficas foi redescoberto que a disputa sobre o que é a verdadeira natureza da luz nasceu com Aristóteles e os atomistas. Outro ponto importante a ser debatido é que Maxwell e De Broglie, apesar da aparente queda do mecanicismo, continuaram postulando ideias de uma luz ao modo cartesiano. Apesar dos avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas estarem ligados, direta ou indiretamente, ao estudo da luz, tais conclusões são propícias para uma breve formação acadêmica do assunto.
Descrição: GUIMARÃES, T. C. M. Uma breve história da dualidade da luz. 2017. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19036
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Teodósio Carducci Medeiros Guimarães.pdf3.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.