Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19039
Título: Análise de dados sobre a população do mosquito aedes aegypti em Patos Pb: identificação de fatores que podem contribuir para a incidência do mosquito em algumas áreas
Autor(es): Oliveira, Theogenes Nunes de
Palavras-chave: Análise de dados
Aedes aegypti
Linguagem R
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: O Aedes aegypti é o principal vetor de transmissão doenças como a dengue, zika e chikungunya, o combate a estas doenças continua a ser um desafio para a saúde pública. A melhor forma de prevenir estas doenças é através do controle do vetor, sendo, importante o planejamento e o desenvolvimento de ações para evitar a disseminação. Como intuito de auxiliar no planejamento de ações para prevenção e controle do Aedes aegypti no município de Patos-PB, o presente trabalho teve como objetivo identificar as áreas de maior infestação do Aedes aegypti, bem como os fatores que poderia estar associado a essa proliferação. Nesta pesquisa foram utilizados dados socioambientais e dados relacionados aos focos do mosquito do referido município, os dados foram analisados através da linguagem R. De acordo com a análise de dados, verificou-se que baixa renda, lixo e rede de esgoto a céu aberto foram os principais fatores de risco relacionados à proliferação do Aedes aegypti. Das 5 áreas da cidade de Patos, 4 são classificadas como Risco de surto e 1 de Alerta de infestação do Aedes aegypti. Destacando a importância de dar uma atenção especial à taxa de cobertura de esgoto e coleta de lixo, principalmente nas áreas onde a cobertura desses serviços é baixa ou inexistente.
Descrição: OLIVEIRA, T. N. Análise de dados sobre a população do mosquito aedes aegypti em Patos PB: identificação de fatores que podem contribuir para a incidência do mosquito em algumas áreas. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19039
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Theogenes Nunes de Oliveira.pdf5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.