Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19063
Título: A utilização de ferramentas computacionais no processo de ensino-aprendizagem e suas relações com a avaliação escolar IDEB
Autor(es): Santos, Lyncoln Lyev Monteiro dos
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Aprendizagem significativa
Qualidade do ensino
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: A informática educativa é um campo de estudo vasto, neste encontram-se alguns problemas que permeiam seu processo de aceitação e efetivação, tanto na perspectiva social quanto profissional. A evolução da informação e do conhecimento nos remetem a análise de como encontra-se a educação atual, qual sua função social e se esta está preparada para lidar com o uso cada vez mais frequente das ferramentas digitais. O objetivo principal deste artigo consiste em analisar a utilização do instrumento computacional no processo de ensino escolar e, especificamente, identificar se os professores se sentem impelidos pela existência de avaliações escolares a inserir novas abordagens metodológicas de ensino, bem como se as notas IDEB são influenciadas pelas modernas ferramentas de estudo. Esta investigação encontra-se estruturada em uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa de natureza teórica e empírica, cujos sujeitos de pesquisa são professores de duas escolas que mais elevaram o indicador IDEB, no período compreendido entre 2007 e 2013. Em linhas gerais, os sujeitos pesquisados dizem possuir domínio básico da ferramenta computacional, revelando que utilizam os instrumentos em suas práticas pedagógicas. Evidenciam manusear tais ferramentas mais na preparação das aulas do que mesmo em sua efetivação. Apenas dois respondentes fazem referência direta desse uso para a elevação do IDEB da instituição. Verificou-se ainda que, na opinião desses colaboradores, as escolas em que trabalham ainda carecem de um laboratório de informática estruturado.
Descrição: SANTOS, L. L. M. A utilização de ferramentas computacionais no processo de ensino-aprendizagem e suas relações com a avaliação escolar IDEB. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19063
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lyncoln Lyev Monteiro dos Santos.pdf10.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.