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Título: A influência do Programa de Remuneração Variável no desempenho: a visão dos colaboradores (Estudo de Caso em uma distribuidora de bebidas)
Autor(es): Medeiros, Eloiza de Sousa
Palavras-chave: Gestão de remuneração
Remuneração Variável
Desempenho empresarial
Metas na empresa
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Esta monografia aborda o tema Remuneração Variável no contexto empresarial. A pesquisa foi realizada numa organização ficticiamente chamada de Unidade de Distribuidora Y, partindo da problemática: Como se dá o programa de remuneração variável e como ele é avaliado pelos colaboradores? Justifica-se pela premissa de que o ambiente organizacional está em constante mudança e como a concorrência entre as organizações se tornou mais acirrada, surgindo, assim, a necessidade de novos fatores de diferenciação, sendo que a remuneração variável surge como resposta para essas necessidades. Como o mercado procura empresas que possuam capacidade de se reciclarem e se adaptarem às novas perspectivas e essas exigências estão atreladas principalmente à maneira como as organizações remuneram seus funcionários, surge, portanto novas maneiras flexíveis de remunerar estrategicamente e como principal vantagem está o aumento da produtividade. A remuneração variável permite que a empresa crie um elo entre seu desempenho e a remuneração dos colaboradores, permitindo que eles percebam de forma clara que fazem parte da organização e que seus desempenhos afetaram diretamente suas remunerações, isto é, conforme a empresa obter lucro o colaborador também o terá. Nesse processo as metas se tornam essenciais, seu processo de criação e implementação pode ser condicionante no momento de alcançá-las, metas claras, desafiadoras e específicas estimulam o colaborador, já metas muito complexas ou subjetivas demais podem provocar acomodação e desinteresse. No que tange ao momento de atingir as metas o colaborador precisa de todo o feedback possível para organizar seu plano de ação e fazer uma auto- avaliação necessária para ajustar e corrigir ações planejadas previamente e decidir que rumos tomar no futuro. O objetivo geral da pesquisa foi descrever o programa de remuneração variável analisando a percepção dos colaboradores sobre o mesmo. Teoricamente foram apresentados os conceitos necessários para embasamento da pesquisa, com os tópicos: sistemas de remuneração, programa de remuneração variável, formas, conceitos e estruturas fundamentais da remuneração variável e avaliação de desempenho. Metodologicamente se tratou de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, para a qual foi a plicado um questionário à trinta e quatro sujeitos, como técnica de análise de dados foram empregados a análise bibliográfica, análise documental e a análise de conteúdo. Os resultados apontam para os esforços da empresa, que são superiores, ao estimular o desempenho da área de vendas e logística com o auxílio do PRV. Os dados permitem afirmar que o PRV da empresa é bem estruturado e que os objetivos estratégicos da organização estão alinhados com o mesmo, indica ainda, que os colaboradores têm consciência da ligação, diretamente proporcional, entre seus salários e seus desempenhos. Isso leva à reflexão de como o PRV deve ser aplicado e a importância dos colaboradores terem consciência do seu real papel.
Descrição: MEDEIROS, E. S. A influência do Programa de Remuneração Variável no desempenho: a visão dos colaboradores (Estudo de Caso em uma distribuidora de bebidas). 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19067
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