Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Janycleide Justino de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T21:24:46Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T21:24:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-22 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19068 | - |
dc.description | MEDEIROS, J. J. Meios tecnológicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo investigar o uso das tecnologias como método facilitador do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática, tendo como cenário da pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia, localizada na cidade de São Mamede/PB. A pesquisa se deu por meio de um estudo bibliográfico sobre o tema e um estudo de campo, por meio da aplicação de um questionário para professores e alunos sobre a utilização da tecnologia nas aulas de Matemática. Foram sujeitos da pesquisa 05 professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e 32 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa, onde a pesquisa para o embasamento teórico contou com dados quantitativos. E os resultados obtidos assinalam que o aspecto tecnológico na dinamização do ensino da matemática vem assumir relevante objeto de estudo, provoca indagações sobre as dificuldades contidas no exercício da docência e propõe transformações à prática pedagógica. Com os resultados obtidos ficou evidenciado que a maioria dos professores utiliza algum instrumental tecnológico (calculadora, internet, aplicativos, entre outros) e acreditam nas possibilidades dos recursos tecnológicos serem úteis em sala de aula e, especialmente, nas aulas de Matemática, mas se posicionam também, preocupados com a adequação de um software, programa e/ou plataforma em sala de aula e o processo avaliativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Prática inovadora | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia na Educação | pt_BR |
dc.title | Meios tecnológicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janycleide Justino de Medeiros.pdf | 10.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.