Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19079
Título: O uso de Novas Tecnologias como recurso de estímulo a interatividade no público de pessoas idosas da cidade de Patos, no Estado da Paraíba
Autor(es): Sousa, Laécio Dantas de
Palavras-chave: Idosos
Redes sociais
Inclusão digital
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Os idosos brasileiros estão vivendo um processo de inserção digital de forma acelerada, principalmente, devido ao uso das redes sociais como WhatsApp, Facebook, Instagram e Skype. Neste trabalho, buscou-se apresentar uma pesquisa realizada com 50 idosos da cidade de Patos, no Estado da Paraíba, demonstrando a importância atual do uso dos aplicativos que possibilitam maior interação e comunicação com familiares e amigos. O objetivo principal é saber quais estímulos que os dispositivos virtuais oferecem aos seus usuários (público idoso), e caso não seja usuário de redes sociais e aplicativos virtuais, saber qual o principal motivo e de forma específica, investigar junto aos usuários quais aplicativos são mais utilizados, e quais os benefícios que essas ferramentas trazem no seu dia-a-dia. Os resultados obtidos demonstraram que 58% são do sexo masculino; 80% tem idade de 60 a 74 anos; 74% utilizam redes sociais; o WhatsApp é o aplicativo utilizado por todos os entrevistados, sendo seguido pelo Facebook; 85% utilizam os aplicativos virtuais para manterem a interação e a comunicação com os amigos e os familiares; e dentre os idosos que não utilizam as redes sociais, 64,86% alegaram não ter habilidade com as novas tecnologias. Assim, conclui-se que os idosos entrevistados patoenses precisam de um maior e melhor acompanhamento no que se refere ao uso das redes sociais, pois é a população que mais cresce no país e que precisa manter-se dentro do processo de inclusão digital.
Descrição: SOUSA, L. D. O uso de Novas Tecnologias como recurso de estímulo a interatividade no público de pessoas idosas da cidade de Patos, no Estado da Paraíba. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19079
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laécio Dantas de Sousa.pdf7.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.