Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19081
Título: Otimização por enxame de partículas com diferentes quantidades de vizinhos para cada partícula: uma nova proposta de topologia
Autor(es): Lima, Alisson Patrick Medeiros de
Palavras-chave: PSO
Topologia
Meta-heurística
Data do documento: 1-Fev-2017
Resumo: Com o avanço tecnológico surgiram diversos problemas de otimização para os quais o tempo e o custo de processamento são extremamente importantes. Diante disso, a otimização por enxame de partículas (PSO, do inglês, Particle Swarm Optimization) surge como uma das metaheurísticas com maior potencial na deliberação de tais problemas. Com a demanda por soluções cada vez mais próximas da solução ótima, este trabalho tem como objetivo aprimorar a eficácia na exploração do método de busca do PSO. Para isso foi feita uma alteração no processo de comunicabilidade entre as partículas do enxame ao qual é baseado o PSO. Essa alteração influencia diretamente no resultado do algoritmo PSO, proporcionando assim melhor aptidão no resultado final, afetando diretamente no tempo e no custo de processamento do PSO.
Descrição: LIMA, A. P. M. Otimização por enxame de partículas com diferentes quantidades de vizinhos para cada partícula: uma nova proposta de topologia. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19081
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Patrick Medeiros de Lima.pdf6.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.