Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19082
Título: Contribuições dos sistemas de informações gerenciais para a gestão escolar
Autor(es): Caldas, Raiff Fernandes
Palavras-chave: Programas gerenciais
Sistema de informações gerenciais
Tomada de decisão
Gestão escolar informacional
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: O presente estudo trata de algumas contribuições dos sistemas de informações gerenciais para a gestão escolar, no que se refere à forma como gestores educacionais lidam com a questão do tratamento das informações contidos em sistemas, tais como: Educa censo, Saber, PDDE Interativo, Soma, SIMEC e Sistema Presença. Estes, auxiliam na tomada de decisão para o gestor, com a intenção de esclarecer os benefícios que o SIG pode causar na gestão educacional, bem como os prejuízos que podem ser decorrentes da sua utilização mal direcionada. Tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas através de pesquisas aplicadas por formulário online onde cada dirigente escolar expressou suas frustrações a respeito dos SIGs no município de Patos- PB. Ao final do processo que contou com momentos de orientação através de palestras esclarecedoras sobre programas gerenciais indispensáveis para os gestores municipais e por conseguinte, analisou respostas dos envolvidos na pesquisa, onde foi possível concluir que os problemas a priori estão relacionados a fatores externos a escola como: falta de treinamento, falta de infra-estrutura, falta de material humano, e especialmente, falta de sinergia entre as instituições para repassarem conhecimentos entre si. Desse modo, o resultado dessa interação entre pesquisador e gestores educacionais foi uma proposta de orientação onde a secretaria de Educação Municipal, representada pelo técnico, visita as escolas por área de localização e promove orientações dos sistemas em tempo real para que assim, possa auxiliar diretamente na distribuição de recursos e aquisições de melhorias para a educação municipal.
Descrição: CALDAS, R. F. Contribuições dos sistemas de informações gerenciais para a gestão escolar. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19082
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiff Fernandes Caldas.pdf6.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.