Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19084
Título: Acessibilidade computacional na formação dos licenciados em computação do Campus VII da UEPB
Autor(es): Pereira, Tiago Oliveira
Palavras-chave: Computação na Educação
Tecnologia Assitiva
Data do documento: 2010
Resumo: Ao começar sua vida acadêmica no ensino superior, o aluno encontra várias metas e obstáculos a serem vencidos até sua conclusão. O presente artigo tem como principal objetivo identificar o perfil dos alunos que se encontram na iminência de concluir o curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, no campus VII, na cidade de Patos, onde o mesmo é oferecido, no que diz respeito o conhecimento/habilidade de ferramentas computacionais que promovam acessibilidade e em seguida, traçar um paralelo com a proposta de egresso oferecida no projeto político pedagógico da referida universidade. Uma vez identificada uma realidade que aponte determinados casos de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, surge a necessidade que capacitação de profissionais para lidar com esse público. Após anos de estudos, é claramente visto que os alunos concluintes desse curso possuem uma grande e extensiva formação computacional em suas mais variadas subáreas, sobretudo não se é identificada uma formação acerca da habilidade no manuseio com dispositivos computacionais que facilitem a inclusão digital aos alunos que possuem necessidades especiais, sendo elas motoras ou perceptivas. Para tanto, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas a serem aplicados no último período do citado curso nos turnos manhã e noite. E seus resultados expostos de forma a classificar e identificar esse profissional que está prestes a ingressar no mercado de trabalho. O resultado da pesquisa aponta que o projeto político pedagógico está atingido sua meta ao lançar no mercado, bons profissionais para o exercício de sua docência e qualificação tecnológica, contudo ainda não possuem interação com as chamadas tecnologias assistivas.
Descrição: PEREIRA, T. O. Acessibilidade computacional na formação dos licenciados em computação do Campus VII da UEPB. 2010. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19084
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Oliveira Pereira.pdf5.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.