Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19089
Título: O ensino de formas verbais no 7° ano do fundamental: análises de propostas do livro didático de língua portuguesa e da revista Nova Escola
Autor(es): Costa, Wállef José Dias
Palavras-chave: Conteúdos gramaticais
Aula tradicional
Livro didático
Nova Escola
Data do documento: 2018
Resumo: Diante das dificuldades enfrentadas pelo ensino de Língua Portuguesa (LP), principalmente no que diz respeito ao ensino de nomenclaturas gramaticais, objetivou-se analisar duas propostas de aulas de LP, uma advinda do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) O Diálogo de Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho, aprovado pelo PNLD, e outra da Revista Nova Escola. A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos de Antunes (2003), Franchi (2006), Cruz (2016) entre outros. E ancorou-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, de base interpretativista e documental. Obtiveram-se os seguintes resultados: o LD, apesar das inovações em leitura e produção de texto, ainda trata o gramatical de forma tradicional; a proposta da Revista Nova escola consegue pequenos avanços, mas de forma pouco efetiva.
Descrição: COSTA, W. J. D. O ensino de formas verbais no 7° ano do fundamental: análises de propostas do livro didático de língua portuguesa e da revista Nova Escola. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19089
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wállef José Dias Costa.pdfPDF - Wállef José Dias Costa3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.