Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19090
Título: Eric Draven, de "O Corvo": resquícios do herói byroniano na HQ de James O'Barr
Autor(es): Sousa, Túlio Cordeiro de
Palavras-chave: Gótico
Herói byroniano
HQ
"O Corvo"
Data do documento: 2018
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como o herói Byroniano influenciou o personagem Eric Draven do romance gráfico “O Corvo” (2011) de James O'Barr. Assim como apontar os aspectos advindos de toda uma cultura considerada gótica, responsáveis por influenciar o enredo e a estética da HQ. Para entender o discurso do gótico traremos as considerações de David Stevens (2000), que aborda a tradição gótica na história da humanidade, enfatizando seus traços estéticos mais relevantes. Apontaremos também considerações acerca do gótico nas considerações encontradas nas diversas partes de um quadrinho, apontadas por Cagnin (1975) que discorre sobre partes de uma narrativa quadrinizada. Essas contribuições em conjunto com a leitura da linguagem simbólica, apontada por Umberto Eco (2011), que também traz relevantes considerações sobre a narração de uma HQ entre os desenhos, ou imagens do quadrinho, foram o principal norte teórico da ideia geral do trabalho. Dentre outros autores, apontaremos referências a Pierce (1975), bem como Atara Stein (2009) cuja teoria sobre o herói byroniano pós-moderno traz apontamentos sobre o personagem Eric Draven, protagonista da HQ foco de nosso estudo.
Descrição: SOUSA, T. C. de. Eric Draven, de "O Corvo": resquícios do herói byroniano na HQ de James O'Barr. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19090
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Túlio Cordeiro de Sousa.pdfPDF - Túlio Cordeiro de Sousa4.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.