Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19094
Título: O turismo religioso e a questão ambiental: reflexões sobre o Santuário de Frei Damião - Guarabira-PB
Autor(es): Silva, Raquel Cipriano da
Palavras-chave: Turismo religioso
Gestão ambiental
Resíduos
Data do documento: 2018
Resumo: O turismo religioso é uma modalidade diferenciada dos demais, pois o principal motivo que conduz as pessoas a realizarem o deslocamento para esses lugares é a fé. Porém, o mesmo também gera um dinamismo que interfere na identidade dos lugares, cria novos espaços e identifica outros. O movimento de entrada e saída de pessoas provoca modificações em qualquer lugar que se torne turístico, essas mudanças acarretam, dentre outras questões, problemas ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a questão do lixo que é descartado no cotidiano da estátua de frei Damião em Guarabira- PB, visando discutir o quanto o turismo religioso, que acontece com a visitação à estátua Frei Damião, está aumentando gradativamente a quantidade de resíduos que são jogados ao redor do ambiente e contribui para que haja uma conscientização sobre o problema abordado. Para o embasamento teórico foi realizada a leitura e análise de vários autores que tratam o turismo religioso e também daqueles que trazem uma visão consumista e ecológica dos espaços tais como: Zeny Rosendahl (2005) Idomar Sá Gonçalves e Vanda Lúcia Sá Gonçalves (2013), dentre outros. Nos procedimentos metodológicos, foram realizadas pesquisas de campo e entrevistas com visitantes do Santuário Frei Damião, os donos de barracas da feira ao redor da imagem e o atual secretário de meio ambiente da cidade de Guarabira, PB. Com o resultado das entrevistas foi possível analisar que a maior parte da visitação ao Santuário ainda são de fiéis que vão ao local motivado pela fé, e que estes não recebem muitas informações a respeito da preservação ambiental do local. Outra questão levantada na pesquisa contribui para repensar a respeito das gestões que regem o santuário, ou seja, a igreja católica e a prefeitura municipal de Guarabira.
Descrição: SILVA, R. C. da. O turismo religioso e a questão ambiental: reflexões sobre o Santuário de Frei Damião - Guarabira-PB. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19094
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Cipriano da Silva.pdfPDF - Raquel Cipriano da Silva2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.