Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19096
Título: Estudo do processo de produção agrícola do Sítio Curralinho, Itapororoca-PB
Autor(es): Aquino, Vilma da Silva
Palavras-chave: Agricultura familiar
Agronegócio
Economia
Camponesa
Data do documento: 2018
Resumo: A economia brasileira gira em torno da produção de alimentos voltados para o autoconsumo e exportação. Neste sentido as atividades agropecuárias sempre foram a base da economia do município de Itapororoca-PB, que está voltada para a agricultura, com destaque a produção do abacaxi, que nos últimos anos demonstra um aumento significativo em sua produção, dessa forma, o município de Itapororoca-PB encontra-se como um dos maiores produtores da fruta no estado da Paraíba. Na comunidade estudada nesse trabalho, a produção de abacaxi vem crescendo consideravelmente e em consequência a produção de outras culturas de alimentação de subsistência, como a mandioca e a batata vem diminuindo, visto que, a produção do abacaxi necessita de mais terra a cada dia. Diante do exposto esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como se desenvolve a produção agrícola dessa comunidade e estabelecer seus pontos negativos e positivos. O estudo ora proposto foi realizado a partir de levantamentos bibliográficos e trabalhos de campo, onde foi possível observar a problemática, além de análise de dados, através da aplicação de questionários de forma aleatória, que tinham como base diagnosticar o motivo da transferência da produção familiar para a convencional, bem como entender os problemas causados a natureza pelo plantio desordenado do abacaxi por fatores de ordem econômica. As técnicas utilizadas para o plantio da agricultura com passar dos anos sofreu uma série de transformações de acordo com a evolução da humanidade e o avanço tecnológico, desde o arado até colheita, e sucessivamente vem ganhando espaço na produção agrícola familiar, a implantação da tecnologia para atender o modelo capitalista de produção cada vez mais ganha espaço no meio rural. O presente trabalho descreve as práticas dos agricultores na diminuição do espaço dedicado as culturas familiares, e a crescente oferta do capitalismo na valorização da agricultura convencional na comunidade Curralinho, Itapororoca-PB.
Descrição: AQUINO, V. da S. Estudo do processo de produção agrícola do Sítio Curralinho, Itapororoca-PB. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19096
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vilma da Silva Aquino.pdfPDF - Vilma da Silva Aquino3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.