Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19105
Título: Rua da Macumba e Cangote do Urubu: doses da pigmentocracia para meninas em Pilar-PB
Autor(es): Silva, Vanessa dos Santos
Palavras-chave: Pigmentocracia
Racismo
Educação étnico racial
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo visa analisar as práticas socioculturais e a noção de pertencimento enquanto descendentes afro-brasileiras de meninas entre doze e dezesseis anos das comunidades “Cangote do Urubu” e “Rua da Macumba” na cidade de Pilar-PB. O intuito é perceber a relação de pertencimento da identidade negra enquanto exercício dos professores e professoras nos espaços escolares em meio as temáticas multidisciplinares focadas para educação étnico-racial. Abordando a temática étnico racial no Projeto Social Benjamim Monteiro da Silva: Construído Pilares para a Eternidade, vinculado ao Project Compassion Brazil, percebeu-se a necessidade de desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas capazes de questionar e desmistificar determinados conceitos cristalizados por culturas que foram sendo construídas enquanto “hegemônicas”. Ou seja, a partir dessa vivencia serão apontadas discussões sobre o ensino e aprendizado da negritude enquanto formandos, educadores e cidadãos; ligando o intuito de realizar em sala a capacidade crítica de ler e problematizar o mundo dos educandos.
Descrição: SILVA, V. dos S. Rua da Macumba e Cangote do Urubu: doses da pigmentocracia para meninas em Pilar-PB. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19105
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa dos Santos Silva.pdfPDF - Vanessa dos Santos Silva2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.