Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19107
Título: A construção dialógica do cavalheiro no romance Great Expectations
Autor(es): Freitas, Amanda Freire de
Palavras-chave: Romance
Cavalheiro
Ideologia
Relações de intersubjetividade
Teoria Dialógica da Linguagem
Data do documento: 2018
Resumo: O presente estudo utilizou-se dos princípios do Círculo de Bakhtin, que fundamentam a Teoria Dialógica da Linguagem e empreendem uma análise sustentada pelo Método Sociológico em todas as manifestações discursivas. Tal análise é estabelecida pelo paradigma qualitativo interpretativista. Tem como objeto de análise um romance da Literatura Inglesa escrito em meados do século XIX, com o título em inglês de Great Expectations (1860). A partir do reconhecimento histórico-social da obra, foram identificadas as enunciações que elucidam os elementos valorativos construídos a partir das relações de intersubjetividade. Tais enunciações foram categorizadas de acordo com a valoração atribuída à constituição do sujeito (Pip) como (cavalheiro) participante da esfera social. Seguindo os pressupostos bakhtinianos, foi concebida uma compreensão histórico-social da construção ideológica do cavalheiro da personagem Pip, dentro do romance. Após identificar todos os elementos valorativos presentes na obra, conclui-se que, assim como na vida real, a construção dialógica do sujeito se dá por meio das relações sociais que este empreende dentro da esfera a que pertence.
Descrição: FREITAS, A. F. de. A construção dialógica do cavalheiro no romance Great Expectations. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19107
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Freire de Freitas.pdfPDF - Amanda Freire de Freitas4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.