Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19108
Título: Os (des) encontros de si e sombras de outros, em Teresa, de Cristhiano Aguiar
Autor(es): Pereira, Luiza Benício
Palavras-chave: Literatura contemporânea
Literatura paraibana
Cristhiano Aguiar
Personagem
Data do documento: 2018
Resumo: Os escritos literários da contemporaneidade abarcam temáticas diversas, estilos próprios e linguagens inovadoras que buscam representar a sociedade e o indivíduo do século XXI. Dentro da conjuntura da literatura contemporânea, destacamos as produções literárias da Paraíba, as quais apresentam obras cada dia mais ricas em questões de linguagens e conteúdos, surgindo assim, escritores contemporâneos com a finalidade de escrever sobre o que ocorre na época corrente. Nessa perspectiva, selecionamos como objeto de estudo o conto Teresa (2012), de Cristhiano Aguiar, no qual temos como objetivo analisar as nuances da personagem principal do conto, a partir do método de análise crítico – analítico vinculado à revisão de literatura, utilizando as discussões de teóricos como: Ayala (2011), Bosi (2006), Brait (2006), Candido (2014), Cândido (1983), Cortázar (2006), Dal Farra (1978), Fernandes (2009), Filho (1985), Magalhães Júnior (1972) entre outros autores que impulsionam as reflexões que elucidam a análise proposta. Portanto, ao explorar as sutilezas de Teresa, percebemos uma personagem complexa, profunda, imersa na constante espera e uma mulher forte, resistente aos impactos que a afetaram, sendo a religião, as contações de histórias e o amor pelo filho, o ponto principal para a superação de seus dilemas e para tentar (re) construir a vida.
Descrição: PEREIRA, L. B. Os (des) encontros de si e sombras de outros, em Teresa, de Cristhiano Aguiar. 2018. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19108
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiza Benício Pereira.pdfPDF - Luiza Benício Pereira10.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.