Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19112
Título: A afirmação identitária da mulher negra nos cordéis de Jarid Arraes
Autor(es): Silva, Ester Moura
Palavras-chave: Mulher Negra
Cordéis
Estereótipo
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho objetivou estudar a representação da mulher negra nos folhetos de cordel da autora Jarid Arraes, uma análise de cordéis em que a mulher negra é vista e interpretada de modo positivo e que seu imaginário é diferente se contrapondo a maioria dos cordéis que retrata a mulher negra estereotipada e estigmatizada. Nos cordéis analisados, neste estudo, se percebe um imaginário diferente, mulheres que antes eram julgadas por serem mulheres, por serem mulheres e negras, hoje são colocadas num outro paradigma realçando os seus valores e garra para obtenção de seus objetivos. O estudo não pretendeu ser exaustivo, assim buscou fazer um estudo analítico dos folhetos da autora acima citada, um percurso de ordem bibliográfica que usou referencias teóricas como CASCUDO (1984), SOUSA (2009), MELO (1999).
Descrição: SILVA, E. M. A afirmação identitária da mulher negra nos cordéis de Jarid Arraes. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19112
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ester Moura Silva.pdfPDF - Ester Moura Silva3.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.