Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19116
Título: Tecnologias digitais e sequências didáticas no ensino de língua inglesa
Autor(es): Santos, Adenilma Vieira dos
Palavras-chave: Gênero discursivo
Ensino de língua inglesa
Tecnologias digitais
Data do documento: 2018
Resumo: O processo de globalização fez com que as fronteiras do mundo se tornassem cada vez menores e as diversas culturas tiveram a possibilidade de conexão física ou virtual. Neste contexto no qual a comunicação e o acesso à informação acontecem instantaneamente por meio de transmissores virtuais suportados pela internet, trabalhar com educação exige uma adequação às demandas dessa nova realidade digital. O presente trabalho buscou discutir sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa através de uma abordagem dos gêneros discursivos por meio de sequências didáticas (SD). Para tanto, recorremos às contribuições do interacionismo sociodiscursivo (ISD) que concebe os aprendizes como sujeitos autônomos e conscientes da sua prática social, capazes de mudar o mundo a sua volta. Tendo em vista essa premissa, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma SD aplicada numa turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Guarabira-PB. Através da SD nós trabalhamos o gênero discursivo mapa mental usando como recurso didático a tecnologia através de plataforma digitais. A metodologia abordada neste artigo foi de cunho qualitativo, através de revisão bibliográficas e aplicação de atividades em sala de aula. O aporte teórico que orientou a nossa pesquisa está ancorado nos pressupostos de Bronckart (2006), Schneuwly e Dolz (2004), Lévy (1999), Marcuschi (2004) entre outros autores. Através das atividades propostas neste trabalho constatou-se que o uso das tecnologias digitais é um ótimo instrumento facilitador da aprendizagem no contexto contemporâneo.
Descrição: SANTOS, A. V. dos. Tecnologias digitais e sequências didáticas no ensino de língua inglesa. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19116
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adenilma Vieira dos Santos.pdfPDF - Adenilma Vieira dos Santos2.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.