Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1912
Título: O uso do software HagáQuê como ferramenta pedagógica na construção de histórias em quadrinhos: auxiliando no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Silva, Marília Gerlane Guimarães da
Palavras-chave: Didática
História em Quadrinhos
Método de Ensino
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este texto é um estudo qualitativo exploratório e caracteriza-se como um relato de experiência, cuja intervenção foi realizada na minha própria sala de aula na qual sou professora titular de alunos do 5° ano do ensino fundamental com idade entre 9 e 13 anos na escola da rede pública municipal Padre Inácio, localizada no município de Boqueirão - PB. O objetivo desta vivência se deu no sentido de implementar “O uso do software HagáQuê como ferramenta pedagógica na construção de histórias em quadrinhos, tendo em vista, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das crianças”. Diante da atual sociedade da informação, fica praticamente impossível manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer para toda a escola um espaço muito mais enriquecedor com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre a sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade da informação. Nesse sentido, dentre as novas tecnologias existentes, podemos citar os softwares educativos, que são ferramentas tecnológicas que podem favorecer a mediação pedagógica docente como práticas inovadoras e, deste modo, traz significativas condições para que o processo de aprendizagem possa ser significativo. E, frente ao grande interesse das crianças por histórias em quadrinhos, sendo a sua leitura um passatempo bastante comum e conhecendo o potencial de seu uso na educação em geral e também dos computadores, o software HagáQuê foi utilizado na realização deste trabalho. O interesse por este tema teve origem a partir de estudo sobre softwares educativos abordado na disciplina Educação e Tecnologia, integrante do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, durante o 1º semestre de 2010. O objetivo geral deste estudo foi o de analisar e relatar a experiência da usabilidade do software HagáQuê como ferramenta pedagógica na criação das histórias em quadrinhos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo fundamenta-se na importância da tecnologia e, sobretudo, dos softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Para tanto, além da aplicação de questionário e de estudo qualitativo exploratório, foram tomados como subsídios as contribuições teóricas dos PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e dos autores: Valente (1999), Almeida (2000),Tanaka (2004), Assmann (2005), Lopes (2005), Weiler (2006), Kenski (2007), Kanno (2008), Zancanaro (2011) e Moran (2012), que foram apoio na compreensão e aprofundamento do tema.
Descrição: Silva, M. G. G. da. O uso do software HagáQuê como ferramenta pedagógica na construção de histórias em quadrinhos: auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1912
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Gerlane Guimarães da Silva.pdfMarília Gerlane Guimarães da Silva1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.