Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19121
Título: Nos caminhos da leitura a partir da obra de Bartolomeu Campos de Queirós
Autor(es): Oliveira, Lyedja Ribeiro de
Palavras-chave: Círculo de leitura
Letramento literário
Leitura
Data do documento: 2018
Resumo: O presente projeto tem como foco práticas que contemplem o letramento literário e incentivem a leitura, por meio de uma sequência didática, utilizando como material a ser trabalhado a obra de Bartolomeu Campos de Queirós. Nosso objetivo, é proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Educandário Cecília Meireles, situado na cidade de Guarabira-PB, atividade de “Círculo de leitura” em aulas de literatura que privilegia a prática da leitura e interpretação de textos literários. Pretendemos trabalhar o ensino-aprendizagem da literatura através de um plano proposto por Cosson (2014) para o “Círculo de leitura”, o qual é composto por etapas com o ato de ler, com o compartilhamento e com o registro. Segundo Cosson (2014), a primeira etapa ocorre sobre “encontro inalienável do leitor com a obra”, a segunda “é o diálogo fundante da leitura” e, por último, o “momento em que os participantes refletem sobre o modo como estão lendo e o funcionamento do grupo, assim como sobre a obra e a leitura compartilhada” (COSSON, p.168‐171). Desse modo, foram trabalhados quatro passos: motivação, introdução, leitura e intepretação. Portanto, discutimos no desenvolvimento deste trabalho, a partir do referencial teórico baseado em Cosson(2006 -2014) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), alguns temas relacionados à importância da leitura, influências tecnológicas no hábito da mesma e o método do ensino com base no Plano Nacional do Livro didático. Também fizemos algumas considerações sobre a leitura da obra de Bartolomeu Campos de Queiros através do círculo de leitura literária sugerido como estratégia escolar, promovendo na formação do(a) leitor(a) o hábito pela leitura. Concluímos que é possível utilizarmos a obra de Bartolomeu Campos de Queirós, utilizando a forma proposta por Cosson como estratégia de letramento literário, pois, na óptica do letramento literário, a leitura vai além do conhecimento sobre literatura. De acordo com Cosson, é uma experiência que explica o mundo através de palavras que são superiores aos limites de espaço e tempo.
Descrição: OLIVEIRA, L. R. de. Nos caminhos da leitura a partir da obra de Bartolomeu Campos de Queirós. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19121
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lyedja ribeiro de Oliveira.pdfPDF - Lyedja ribeiro de Oliveira4.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.