Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19127
Título: A luta das mulheres camponesas do brejo paraibano junto a Comissão Pastoral da Terra - Guarabira no período de 1980 e 1990
Autor(es): Macena, Gilvaneide Oliveira
Palavras-chave: Memória
CPT
Participação feminina nos movimentos sociais
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo tem o objetivo de tentar entender o que levou a presença do feminino nas lutas camponesas que tinha a Comissão Pastoral da Terra (CPT), como mediadora. Tivemos como métodos a pesquisa bibliográfica quê continham em seu teor a história e memória de camponeses que estiveram firmes na batalha de alguns movimentos históricos ligados a Comissão Pastoral da Terra (CPT), e a luta feminina. O resultado obtido nesta pesquisa, que a presença feminina foi importante em todos os processos de lutas no campo do brejo e agreste paraibano, elas são responsáveis por manter o ciclo da vida preservando o meio ambiente e lutar contra exclusão de direitos, sindicalização: salários iguais, aposentadorias e participação na vida social. Porém há muitos lugares a serem ocupados e a luta não para, ela é cotidiana em busca de várias outras melhorias, negadas a classe pobre.
Descrição: MACENA, G. O. A luta das mulheres camponesas do brejo paraibano junto a Comissão Pastoral da Terra - Guarabira no período de 1980 e 1990. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19127
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvaneide Oliveira Macena.pdfPDF - Gilvaneide Oliveira Macena4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.