Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19129
Título: Entre o batuque da Umbanda e o gingado do Candomblé: as práticas religiosas no cidade de Guarabira-PB
Autor(es): Nunes, Francenilda dos Santos
Palavras-chave: Religiosidade
Candomblé
Umbanda
Data do documento: 2018
Resumo: Falar de África trata-se de conhecer nossas próprias raízes, que por mais que sejam faladas hoje, para alguns, ainda é algo desconhecido e negligenciado. Falar sobre a religiosidade afro-brasileira é falar de vocação e principalmente de resistência; é conhecer um povo que preza por sua família; é falar da população negra de Guarabira-PB, que é discriminada por sua cor e por suas práticas religiosas, que se encontram às margens da sociedade, como o Candomblé, a Umbanda e a Jurema Sagrada. Nesta pesquisa, foi encontrado um pedaço da África na cidade de Guarabira-PB, sob a liderança de duas mulheres negras e fortes, zeladoras de santo, que desde a infância encontraram seus dons e se conectaram com seu espiritual e com elementos de origem africana. Além de organizado em nosso Brasil e presente em nossos estados como herança cultural, a realidade é que a cultura africana e afro-brasileira é bem presente na cidade; porém, as casas onde existem as práticas não são acessíveis ou facilmente identificadas. Normalmente localizadas em bairro periféricos e/ou escondidas, a maioria não tem uma placa ou alguma identificação para informar que aquele local é um terreiro, diferentemente de mãe Luzia, que tem uma placa, e mãe Joseane, que tem sua casa de candomblé sinalizada. Com a ajuda dos moradores e das próprias sacerdotisas, fomos capazes de encontrar as outras casas. Pudemos assim, compreender um pouco sobre a vida dessas mães de santo e desmistificar a demonização e o preconceito que a sociedade tanto lhes impõe.
Descrição: NUNES, F. dos S. Entre o batuque da Umbanda e o gingado do Candomblé: as práticas religiosas no cidade de Guarabira-PB. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19129
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francenilda dos Santos Nunes.pdfPDF - Francenilda dos Santos Nunes2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.