Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19133
Título: Híbrido: o cristão-novo na sociedade colonial brasileira nas obras de Sônia Siqueira e Anita Novinsky
Autor(es): Silva, Jaymisso Lupicinio da
Palavras-chave: Cristão-novo
Hibridismo
Historiografia
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a problematização do hibridismo do sujeito cristão-novo no Brasil no período colonial, momento em que as relações estavam ligadas diretamente ao sagrado. Usamos duas obras relevantes de Historiadoras de destaque sobre as discussões em relação a temática da Inquisição no período colonial, Sonia Siqueira e Anita Novinsky. Usamos como perspectiva teórica dois historiadores e escritores, Michel de Certeau e Roger Chartier para falar sobre o “Ofício do Historiador” e o seu discurso como verdade Histórica e como ele representa o seu lugar social de onde ele escreve e para quem escreve. Tendo uma pequena dimensão sobre o mundo dos cristãos-novos que viviam na Colônia, buscamos dialogar e debater acerca da interação desse ser híbrido na sociedade daquele período, como se deu e sobre quais circunstâncias esses cristãos-novos judeus se viram em uma nova terra e uma nova sociedade em um novo contexto social. Com um olhar de diferentes percepções, vamos fazer uma análise desse ser e detectar a sua importância na sociedade brasileira, bem como os legados por eles deixados. Faremos uma viagem sobre a problemática híbrida cultural com ajuda de outros autores, como Peter Burke com a sua discussão sobre cultura híbrida e com a ajuda de Néstor García Canclini, sobre as culturas híbridas da América com sua teoria de “Reterritorialização” que o tal sujeito enfrentou ao chegar na colônia. Também discutiremos o caráter de resistência em cima da hibridização do cristão-novo, tendo um caráter de identidade ou de submissão a essa sociedade católica.
Descrição: SILVA, J. da S. Híbrido: o cristão-novo na sociedade colonial brasileira nas obras de Sônia Siqueira e Anita Novinsky. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19133
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaymisso Lupicinio da Silva.pdfPDF - Jaymisso Lupicinio da Silva3.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.